domingo, 3 de abril de 2011

Para a política, o bem comum é a ordem?

Na política, o bem comum não é a ordem em si, porém para que o bem comum seja alcançado e para que exista o Estado exista é preciso que a ordem seja estabelecida e mantida. Uma vez que para suprir as necessidades básicas da população precisa-se que impostos sejam arrecadados, por exemplo. Entretanto, esse Estado busca manter a ordem para bem próprio, já que a finalidade da politica é a ordem e não o povo. Em regime ditatorial, por exemplo, a ordem é mantida, mas não existe o bem-comum, pois a população não pode reivindicar por seus direitos; e o ditador governa para o bem de uma minoria.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O fim da política é a ordem?

Sim. Mas não podemos confundir os conceitos de ordem. Se a política tem como fim uma sociedade organizada é claro que o seu fim é a ordem. Porém, se o conceito de ordem usado for o da ordem como a coerção da maioria por uma minoria (no caso, a coerção de uma sociedade ou de um Estado sobre seus membros ou população) este conceito pode ser errôneo. Como estes conceitos partem de interpretações, temos que tomar cuidado.
Não podemos confundir ordem com autoritarismo. O fim ideal da política poderia ser o consenso, se este consenso gerar uma ordem, como é comum em sistemas democráticos.